marcado franchising

Mercado de Franchising no cenário pós-pandêmico

Podemos afirmar, por um conjunto de fatores, que o mercado de Franchising é a melhor caminho para quem deseja empreender. O franqueado ingressa em um modelo de negócio já testado e validado, que já está em operação e com suporte e atendimento exclusivo, maximizando as oportunidades de faturamento e sucesso do negócio.

Mas em 2020 o Brasil e o mundo foram acometidos por um cenário nunca visto antes. Devido a pandemia causada pela Covid19, muitas pessoas perderam seus empregos e muitas empresas foram obrigadas a encerrarem suas atividades. As empresas que sobreviveram a esse período precisaram se reestruturar e buscar novas formas de continuar suas atividades, respeitando os decretos e orientações do Ministério da Saúde assim como a segurança de seus colaboradores, clientes e familiares.

Segundo divulgações da própria ABF, Associação Brasileira de Franchising, as empresas que menos sentiram os impactos foram as que estavam inseridas no segmento de franquias, graças ao suporte prestado pelas franqueadoras para as unidades franqueadas durante o período de maior impacto econômico. A ABF informa que em 2021, ano em que ainda havia uma grande incerteza do mercado, o segmento de franchising já possuía faturamento similar ao do ano de 2019 (período antes da Covid 19), ou seja, enquanto muitos microempreendedores autônomos se viram obrigados a fechar suas empresas as unidades franqueadas seguiam com suas operações. Outro dado divulgado pela ABF é que durante o período de pandemia houve uma crescente no número de unidades franqueadas, pois as pessoas que perderam seus empregos encontraram no segmento de Franchising a oportunidade de seguirem em frente e garantirem o sustento da família.

Mas para isso foi necessário que franqueadoras e franqueados mudassem suas formas de atuação e uma dessas novas formas foi a atuação em Home-office. Impedidos de realizarem atendimentos presenciais as franqueadoras criaram modelos de negócio ou reestruturaram suas atividades para se adequarem ao cenário atual, assegurando a continuidade do negócio e a segurança de seus franqueados, clientes e familiares.

Uma das franqueadoras que seguiu esse caminho foi a Next Tecnologia, empresa que está há 12 anos no mercado de tecnologia, e que criou um modelo de unidade chamado Smart, com atuação 100% home-office, que proporciona para seus franqueados a oportunidade de atuarem no segmento de Serviços Gerenciados de TI, oferecendo a seus clientes serviços de monitoramento, backup, antivírus e outros, diretamente da segurança de suas casas. Além de reduzir os custos operacionais com aluguel, adequações estruturais e demais despesas obrigatórias nos modelos de negócio que exigem um atendimento presencial e uma estrutura física para realização das atividades.

Pesquisas apontam que enquanto modelos de negócio físicos tiveram uma redução de suas unidades franqueadas, as franqueadoras que atuam com modelos home-office obtiveram um resultado inversamente proporcional, sendo um dos poucos modelos a obterem uma crescente de unidades franqueadas em suas redes. Segundo palavras do próprio Adriano Sene, CEO e Fundador da Next Tecnologia, “O modelo Smart (home-office) é a oportunidade do novo empreendedor de atuar, com custos baixos e em segurança, no segmento que mais cresce no Brasil e no Mundo”. Só no ano de 2021 o segmento de Tecnologia cresceu 23% devido a necessidade das empresas em se adaptarem em um mundo cada vez mais digital.

Súlivan Bitati – Gestor Rede de Franquias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.