Transformação digital na prática 

Transformação digital na prática 

Transformação digital é o processo de mudança ou melhoria de desempenho de um modelo de negócio, com base na utilização de ferramentas digitais e tecnologias, para que ocorra a substituição de práticas exercidas anteriormente, aprimorando ainda mais a experiência do cliente, bem como a obtenção de vantagens competitivas e maximização de resultados. 

Na verdade, a transformação digital é mais perceptível quando a tecnologia se faz ausente. 

Acontecimentos do dia a dia podem muito bem servir de exemplo a essa questão, a começar pela situação hipotética de ter que enfrentar uma longa fila em um pedágio para efetuar um pagamento em dinheiro, já que os receptores eletrônicos deixaram de funcionar. Nota-se aí, a importância da tecnologia quando deixa de funcionar. 

É interessante destacar que a transformação digital é muito mais que a utilização de um software ou um aplicativo. Necessita-se de uma verdadeira mudança no workflow dos negócios e visão estratégica das lideranças com relação ao mercado.  

Prever o futuro é fácil, difícil é entender o que está acontecendo agora… 

Qual o impacto da transformação digital nas pessoas? 

O uso da tecnologia vem transformando diversos nichos e negócios, é possível considerar a velocidade e o volume das informações que estão infinitamente maior e não param de crescer. 

Soma-se a isso o simples fato que tudo ficou mais fácil, afinal, os produtos e serviços estão automatizados, denotando aí uma clara alteração de comportamento das pessoas que, todavia, se tornaram mais exigentes. 

Por outro lado, há muitas empresas que não estão preparadas para lidar com toda essa evolução, haja vista que é bem comum a ausência de canais de interação com o cliente e muitas vezes até produtos bons, mas para um mercado em decadência. 

Na minha visão, a maior parte das empresas daqui em diante não vão mais morrer porque estão fazendo a coisa errada. Mas porque estão fazendo a coisa certa por um tempo longo demais ou para um mercado em ritmo de finalização. 

Como aplicar novas tecnologias na transformação digital? 

Oferecendo mais opções à execução de processos internos, a aplicação de tecnologias viabiliza novos produtos e serviços, novos canais de comunicação, adequação ao novo mercado e cria exponencialidade. 

Isso faz com que a transformação digital nas empresas seja uma realidade imediata. Conheça algumas tecnologias: 

Cloud Computing 

Cloud Computing (computação em nuvem) e tem como objetivo armazenar sites e sistemas, bem como qualquer conteúdo em servidores mais seguros, rápidos e disponíveis, possuindo grande facilidade para expansão ou retração. 

Big Data 

Com o propósito de coletar, de forma ordenada, quantidades significativas de dados, produzindo, assim, resultados concretos, o Big Data se caracteriza como o agrupamento gigante de informações de mercado, insatisfações dos consumidores, desejos e necessidades que podem ser utilizadas por negócios hoje em dia.  

Trata-se de uma tecnologia capaz de obter insights rápidos e precisos, os quais podem ser captados, analisados e cruzados aos dados internos de uma empresa, por exemplo, gerando valor para o negócio.  

Realidade Virtual e Aumentada 

Cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, inclusive em produções de entretenimento digital e simulações, a Realidade Virtual e Aumentada proporciona grande impacto em diversos setores, apesar de sua aplicação dentro de empresas estar ainda um pouco limitada. 

Quem trabalha com esse tipo de ferramenta é capaz de criar um ambiente totalmente digital e, por conta disso, é interessante destacar que na área de construção civil, por exemplo, a experiência de compra do cliente é otimizada, em razão que ele pode fazer um tour por uma casa ainda não construída. 

Inteligência Artificial 

Essa é uma ferramenta muito importante no dia a dia dos negócios, pois através de uma programação complexa, é capaz de tomar decisões por conta própria e aprender com os resultados (com base em algumas diretrizes), além de memorizar padrões de ação de forma extremamente eficiente. 

A Inteligência Artificial pode ser aplicada em diversas áreas e negócios, sendo que no varejo, por exemplo, a tecnologia é comumente usada em robôs virtuais de atendimento.  

Como aplicar a transformação digital em uma empresa? 

As aplicações estão exigindo muito das empresas, uma visão estratégica alinhada à inovação e as tendências de mercado, uma vez que não somente as máquinas precisam estar atualizadas, mas principalmente a equipe que as fazem funcionar.  

Listei 12 aplicações que podem ser colocadas em prática hoje mesmo, dentro de uma empresa buscando a transformação digital no seu segmento,  confira:  

1 – Avaliação de processos internos 

2 – Planejamento estratégico do negócio 

3 – Organização de metas de médio/longo prazo 

4 – Possibilidades tecnológicas para o nicho 

5 – Gerenciamento das decisões baseada em dados 

6 – Engajamento dos colaboradores nos projetos 

7 – Mudança cultural alinhada ao novo mercado 

8 – Valorização das habilidades individuais 

9 – Valorização da experiência do cliente 

10 – Mitigando as ideias (Brainstorm, protótipos e MVP) 

11 – Descarte/reavalie a tecnologia antiga 

12 – Tenha um fornecedor especialista em tecnologia 

Espero que esse conteúdo tenha feito sentido para você.  
Caso queira pensar junto comigo como podemos aplicar a transformação digital no seu negócio, entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento aqui disponíveis.  

A Next Tecnologia possui diversos anos de mercado e já apoiou empresas de diversos segmentos a aplicarem tecnologias em projetos complexos, com uma metodologia de entendimento profundo do negócio do cliente, entrega de valor rápido, exploração de possibilidade, aprimoramento e escala. 

Adriano Sene, CEO Next Tecnologia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.